*Notícia publicada no Jornal do Centro em 10 de Agosto de 2007 |
Mortágua está sem transportes públicos desde que terminou o ano lectivo. O início das férias escolares interrompe as ligações rodoviárias asseguradas por duas empresas de camionagem, com quem a câmara municipal contratualizou o transporte de estudantes. Desde então, apenas oito povoações continuam a ter transporte público, graças à carreira regular que liga Viseu a Coimbra. As restantes 83 localidades não têm serviço regular de autocarros e destas somente três têm ligações ferroviárias. A situação é denunciada pela concelhia de Mortágua do PCP que, no seu primeiro boletim, retoma uma das bandeiras da candidatura da CDU, nas últimas eleições autárquicas: a criação de um Serviço Municipal de Transportes, com funcionamento durante todo o ano e em articulação com os existentes, quer ferroviários, quer rodoviários. Mário Lobo, membro da Comissão Coordenadora da concelhia do PCP, recorda que, nos últimos quatro anos, a autarquia de Mortágua “despendeu mais de meio milhão de euros (100 mil contos) para contratar um serviço de transportes que não serve o concelho” defendendo, em alternativa, a criação de “uma rede de transportes municipal ou intermunicipal” que não deixe as pessoas apeadas durante três meses e, mesmo nos nove meses de funcionamento das aulas, ao fim-de-semana. “O dinheiro que a câmara gasta, todo somado, quase dava para pagar uma rede própria”, afirma o dirigente comunista esclarecendo que um autocarro custa perto de 100 mil euros (20 mil contos) e a sua manutenção, já com o salário do motorista incluído, não deve ir além dos 2.500 euros (500 contos mensais). Mário Lobo frisa que a falta deste serviço é particularmente grave sendo Mortágua o concelho “mais envelhecido da sub-região Dão Lafões”, que é constituída por 15 concelhos. Na Câmara de Mortágua ninguém esteve disponível para falar até ao fecho da edição. O presidente da autarquia encontra-se de férias e o vice-presidente esteve ausente em serviço externo. |
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